José Silva

Posted in Entrevistas / Atletas.

www.atletadesofa.comwww.atletadesofa.com

 

As 5 perguntas do ATLETA DE SOFÁ em entrevista o Atleta José Silva.

1. Pergunta: Consideras-te um atleta de sofá? (minha definição de: “Atleta de sofá “,- individuo cujo desporto favorito é ocupar o sofá durante horas!)

José Silva:
- "De certeza absoluta que não, desde que comecei a praticar desporto (2000) que o sofá praticamente deixou de existir no meu dicionário. Trabalho de segunda a sexta-feira, por vezes alguns sábados, posso vir de “rastos”,  mas tenho sempre de fazer o meu treininho do dia, faça sol ou faça chuva, faça calor ou faça frio, faça chuva ou faça vento, esteja temporal ou esteja de noite, lá irei enfrentar o que a muitos temem lol. É uma forma de aliviar o stress acumulado ao longo do dia e como se costuma dizer, vamos lá justificar o banho ou aquecer para o banho lol. Sabe tão bem depois fazermos o nosso treino e os respetivos alongamentos/flexibilidade, é uma sensação muito boa, ficamos mais “leves” lol."


2. Pergunta: Qual a tua modalidade desportiva favorita? E porquê?

José Silva:
- "Antigamente sempre foi o futebol mas desde que iniciei o atletismo, que mudei do dia para a noite, deixo inclusive de ver o futebol só porque prefiro ir fazer o meu treino diário. Neste desporto, temos a sorte de conhecermos diversos locais, paisagens lindíssimas e deslumbrantes, angariamos amizades e amigos, e algumas são para a vida.

Ficamos mais alegres porque todos os fins-de-semana nos reencontramos com os nossos amigos e que bem que sabe os abraços e beijinhos, o convívio e a simpatia de todos. Adoro mesmo o atletismo e recomendo lol."


3. Pergunta: Tens alguma dica para deixar sobre o que te passa pela mente quando durante uma prova, o teu corpo parece ficar sem forças, qual a fonte de inspiração / motivação / empurrão para continuares?

José Silva:
- "É normal ficarmos cansados durante uma prova e é difícil finalizarmos a mesma a sorrir lol, penso que em primeiro lugar temos de estar preparados para a prova que queremos participar. Muitas das motivações é de conhecermos tantos atletas neste desporto e sempre pensamos em ganhar aos do nosso ritmo, um dia ganha-se outro dia perde-se. A inspiração penso que esteja em nós próprios, pensamos sempre em fazer o nosso melhor tempo possível e se não for nesse dia, será noutro dia, noutra prova. O empurrão é nunca desistir, salvo por motivos de lesão ou outra situação grave, de resto é sempre para a frente, não se consegue ir muito rápido? Vai-se mais devagar, mas sempre terminar e pensar que para a semana há mais uma prova lol." 


 

4. Pergunta: O que dirias aos nossos fans do “Atleta de Sofá” para os motivar a praticar desporto regularmente?

José Silva:
- "Até aos meus 37 anos sempre fui um adepto do “Atleta de Sofá”, cheguei a jogar à bola na rua na minha adolescência,  e apesar disso sempre me queixava de dores aqui e acolá. Mas um certo dia, me convidaram a fazer uma mini maratona, neste caso, a mini da ponte 25 de Abril, como eramos um grande grupo da Singer, lá fui convencido a participar na união de todos com a camisola da firma, escusado será dizer que fiquei com um “andar novo” durante quase uma semana. Só que ainda não sei explicar o porquê, mas fiquei com um “bichinho” no corpo, deve existir um vírus qualquer no atletismo, porque quando se é infetado, raramente temos uma cura, seremos sempre “doentes” para o resto da vida. Depois pensamos porque não começámos a fazer desporto à mais tempo, sentimos nos completamente diferentes."


5. Pergunta: Qual o teu futuro objetivo/meta/prova que queiras participar/vencer/terminar?

José Silva:
-"Apesar de só ter começado a “brincar” no atletismo no ano de 2000, e mais a sério em 2005 com acompanhamento técnico, os meus objetivos foram praticamente todos alcançados, estando neste momento satisfeito com os meus PB´s desde os 100m à maratona, só me falta melhorar o meu PB à meia maratona em que quero ainda tentar baixar da 1h23m. Sei que a idade vai avançando e já não recuperáramos tão facilmente, mas temos uma grande vantagem que é termos um espírito sempre jovem, eu assim o penso, nunca penso na idade, mas sempre a tentar fazer o meu melhor acautelando sempre o esforço. Para participar/vencer/terminar uma prova, temos sempre de treinar com qualidade, mas aprendendo a conhecer o nosso corpo, o nosso limite e nunca exagerar ao ponto de ultrapassar o Red-line. Mais vale estarmos sempre presentes no dia-a-dia com saúde, há que evitar lesões e males maiores dos quais nos poderemos arrepender.

Quero aproveitar para felicitar o Luís por esta iniciativa, é de louvar todo este projeto que penso nos leva a conhecer um pouco de todos nós e também um pouco do desporto em si.
Quero também agradecer ao meu treinador António Cabral que me tem ensinado em todos estes anos, como treinar e como me ajudar a conseguir todos os meus tempos no atletismo, é um treinador extraordinário, faça o tempo que fizer, duas vezes por semana, lá está ele sempre presente para nos acompanhar no treino específico e com os quais temos melhorado significadamente os nossos objetivos no atletismo.
Agradeço também a todos os meus familiares que me tem apoiado, e por último mas neste caso foi é o primeiro, agradecer a uma pessoa fantástica, simples, honesta, humilde, simpática, amigo do seu amigo, excelente atleta e fotógrafo, o meu melhor amigo Marcelino Almeida, desde sempre me acompanhou nos treinos diários no Monsanto. Desde que nos conhecemos no 9º Campeonato Europeu de estrada para veteranos em Vila Real de Santo António, temos sido praticamente inseparáveis, posso dizer que a nossa amizade foi para mim um dos pilares mais importantes na prática do atletismo, sem ele, hoje não seria o que sou, obrigado a todos."


Luis Chinês:
-"Um grande obrigado em nome de todos os atletas de sofá!
Boa sorte e muita força para o teu futuro!
Obrigado pela motivação e dedicação desportiva!


José Silva em Mini-Entrevista de Sofá

Atletadesofa.com
 

 

TEMPOS:

"2h53" à maratona ;
1h23" à meia-maratona ;
59`22" aos 15kms ;
37`28" aos 10kms ; (pista)
18`12" aos 5kms ; (pista)
10`23" aos 3000m ;
4`52" aos 1500m ;
5`12" à milha ;
2`24" aos 800m :
65" aos 400m ;
29" aos 200m ;
14" aos 100m ;
e também ter conquistado em veteranos os títulos:
Campeão Nacional dos 1500m em 2015 ;
Campeão Distrital dos 1500m em 2006 ;
Vice-Campeão Regional dos 1500m em 2014 ;
Campeão Regional Pista Coberta dos 800m em 2014 ;
Vice-campeão Nacional dos 10000m em 2010 ;
Vice-campeão dos 3000m em 2011" 

 

www.facebook.com/jose.silva.71066

 

 


www.atletadesofa.com

Web-design & Development HTML5 + CSS3
Copyright © 2014 Xainese.com

Powered by xainese.com
Bookmaker with best odds http://bbetting.co.uk review site.